Project Description

Medicina Preventiva

Desde sempre que ouvimos dizer que “mais vale prevenir do que remediar”. É neste princípio, que nos foi transmitido de geração em geração, que assenta o pilar essencial do bem-estar animal. A relação entre tutores e cuidadores de saúde deve ser baseada na proximidade, desde os primeiros meses de vida do animal. Das consultas de Medicina Preventiva fazem parte todos os cuidados essenciais para a saúde pública, a começar pela vacinação, que protege os animais de um conjunto de doenças que, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo, podem ser mortais. Estabelecer um bom protocolo de desparasitação interna e externa é também de extrema importância não só para os nossos animais mas para toda a família. É fundamental para proteger o animal contra os principais parasitas internos e externos, casos de parasitas intestinais, pulgas, carraças e insectos. Tenha presente que alguns desses parasitas veiculam doenças para outros animais e humanos…

Os check-ups não só são um método de prevenção de inúmeras doenças, como evitam gastos consideráveis para os tutores dos animais de companhia. Através deles, consegue-se detetar os primeiros sinais de potenciais problemas de saúde que, muitas vezes, são difíceis de gerir quando já estão estabelecidos no animal. São, por isso, a melhor forma de evitar surpresas indesejadas para o tutor e promover a saúde do animal.

Identificação Eletrónica

A identificação eletrónica consiste na colocação subcutânea de um microchip com um número de identificação único no mundo, registado na base de dados nacional.
É um processo praticamente indolor e sem efeitos secundários que permite diminuir a perda ou roubo dos animais de companhia.

O microchip não possui nenhum sistema de localização, no entanto sempre que é feita a recolha de um animal perdido é verificada a existência de microchip, se este existir é rapidamente identificado o seu proprietário permitindo o retorno ao seu lar. Caso um animal seja recolhido na rua por um particular que o leve a uma clínica veterinária é também ativado o sistema de recuperação.

A colocação de microchip é obrigatória em todos os cães e gatos .
É igualmente obrigatória em todos os animais perigosos, potencialmente perigosos, em todos os cães de caça ou exposição.

Independentemente da situação do seu animal de estimação, a identificação eletrónica está sempre recomendada como forma de o proteger. Não vamos arriscar a vida do nosso precioso amigo. O Dr. 4 Patas recomenda a colocação de microchip em todos cães e gatos!